segunda-feira, 20 de junho de 2011

As frutas

Hoje fui às compras...faltam-me imensas coisas em casa, essencialmente fruta e iogurtes, dois dos componentes mais importantes da minha reeducação alimentar.
Comprei 1abacaxi, 1melão, 2mangas, ameixas, bananas, maçãs, pêras, kiwis e as minhas maravilhosas laranjas. Além disso comprei um queijo branco de barrar, fiambre de perú, manteiga magra, ovos, iogurtes, cogumelos, massa, atum e salsichas (para a necessidade de um jantar rápido)...penso que já me consigo organizar com estas comprinhas e tentarei ter uma alimentação correcta durante esta semana.
Vi na internet que, quase todas as frutas que eu comprei são excelentes aliados num processo de emagrecimento. 

O abacaxi auxilia na digestão, especialmente da gordura, não apresenta muitas calorias e é diurético.
O melão tem tantos nutrientes que é considerado um alimento funcional e possui um excelente poder antioxidante.
A maçã possui vitamina C e pectina, que ajudam a regular os níveis de colesterol e a saciar o estômago. Também é rica em fibras e por isso é saciante.
A manga possui muita fibra, vitamina C, pró-vitamina A, magnésio e zinco, e ajuda a manter o equilíbrio hídrico.
A ameixa também tem poucas calorias. Além disso, melhora o funcionamento do intestino, porque contém bastante fibra. É considerada uma fruta de baixo índice glicêmico, ou seja, o seu açúcar é absorvido lentamente, evitando a acumulação de gordura.
A banana possui carboidratos e é indicada para repor a a perda energética causada pelo exercício físico.
A pêra possui muita fibra e ajuda a regular o intestino dando uma maior sensação de saciedade.
O Kiwi é uma óptima fonte de Vitamina C, E, B6, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Tem efeitos anti-inflamatórios, anti-oxidantes, anti-cancerígenos e laxantes.
A laranja pode ajudar a acelerar o emagrecimento porque possui muita fibra e pectina, além disso a laranja ainda é fonte de vitamina C e antioxidante.

Sempre ouvi imensos mitos, sobre o tipo de frutas que se devem comer e os que deveremos evita, mas todos os dias são descobertas novas propriedade benéficas em diversos alimentos.
Resumindo, cada vez tenho mais certeza que todos os alimentos podem ser grandes aliados na eliminação do peso em excesso...temos é que ter o cuidado de não exagerar...tudo deve fazer parte da nossa vida e da nossa alimentação, desde que seja com moderação.

Sem comentários:

Enviar um comentário