A minha história


Nunca fui uma criança magra, mas nunca fui gorda...era uma criança normal e depois tornei-me numa adolescente "boazona" hehehe, era alta e sem ser gorda era proporcional e ajeitada :)  no entanto, quando entrei para o ensino superior comecei a engordar...estar longe da comida da mãe, as festas, as noites, as jantaradas e a falta de exercício fizeram com que de uma forma muito gradual fosse aumentando de peso. Quando me dei conta havia passado dos 70kg dos 18anos para 118,6 Kg...em cerca de 10anos engordei quase o dobro daquilo que normalmente pesava. Nunca me preocupei com o peso, aceitava-me como sou, e o facto de ser pesada nunca me limitou...nem no âmbito pessoal, nem no âmbito profissional. As únicas pessoas que me iam chamando a atenção por ser mais "gordinha" eram os meus pais, a minha irmã (que é Prof. de Educação Física e Desporto) e a minha melhor amiga. Iam dizendo para ter cuidado, porque poderia ter problemas de saúde, que me iria sentir melhor, que sou demasiado bonita para estar tão gorda e que me deveria cuidar.
Confesso que adoro comer, não gosto de me privar de nada, não sou grande amante do exercício físico e que além disso sempre que início algo tenho absoluta e extrema necessidade de resultados imediatos, o que não  é visível com as dietas., e que por isso acabo sempre por desmotivar...posso dizer-vos que nunca fiz dieta na vida...ou melhor fiz...comecei na segunda e terminei na terça ou quarta, lolol. Sabia que tinha que tomar "a decisão" mas fui adiando na esperança de que um dia algo me fizesse começar.

Tudo tem um princípio...tudo começa em algo, ou é despoletado por algo.
A determinado momento na nossa vida, existe uma situação, um comentário, uma conversa, uma troca de olhares, um livro, uma revista, um estranho que fazem o "click" e mudam as nossas vidas.
A minha também foi assim...um dia num jantar de amigos/conhecidos deu-se o "click"...numa pausa exterior para um cigarro (eu nem fumo, mas fiz companhia)...e então, nesta pequena pausa entre uma conversa e outra decidi mostrar a uma das convidadas, que é médica, um pequeno nódulo que tenho na canela da perna...depois de obter algumas opiniões, da médica e das enfermeiras presentes a conversa foi parar à origem deste nódulo e ao facto de as minhas pernas sofrerem com o meu peso excessivo.
A conversa foi boa e a médica disse que eu deveria tentar emagrecer porque sou bonita e tal e porque é uma pena estar com excesso de peso, e que naturalmente que, com o tempo, acabarei por ter problemas de saúde associados ao excesso de peso, expliquei-lhe a minha relação com as dietas e então essa médica falou-me que a melhor solução para mim poderia ser a cirurgia bariátrica...porque de acordo com os conhecimentos que possui os resultados são rápidos e muito eficazes. Nesse dia do mês de Novembro de 2010 decidi informar-me sobre o assunto.
Marquei consulta no Hospital da Arrábida com o Doutor Mário Nora, considerado um dos melhores especialistas no assunto. Ele aconselhou claramente a avançar para a cirurgia, e por isso prescreveu os exames preliminares e todas as consultas exigidas, com a nutricionista, endocrinologista e psicóloga.
Após os exames e as consultas os resultados foram muito positivos...apesar de ser considerada obesa, não tenho problemas de saúde associados. A única coisa que necessita de controle é mesma a tensão arterial que estava um pouco elevada (9/16).
Achava que não estava preparada para a cirurgia, mas também não estava preparada para ter sérios problemas de saúde por ser obesa, por isso a cirurgia foi uma solução. A opinião de quase toda a equipa de profissionais que me acompanhou, foi que deveria avançar para a cirurgia, mas a psicóloga achou que eu não estava preparada e que deveria aguardar mais um tempo, ir a algumas consultas com um grupo de apoio e só depois decidir se pretendo avançar...por isso em Fevereiro combinamos que iria ser encaminhada para um grupo pré-cirurgia e só depois do Verão é que voltaríamos a conversar sobre a possibilidade da cirurgia.

No início de Abril de 2011 tive um pequeno problema de saúde que me fez repensar toda a minha vida e todas as minhas prioridades...estive de baixa quase um mês e decidi que iria tentar emagrecer pelos meus meios. Vou tentar recuperar o peso que já tive e sair da linha da obesidade. 
Não vou fazer dietas malucas...vou tentar várias mudanças...iniciar uma reeducação alimentar, com opções mais saudáveis, fazer "algum" exercício físico e ingerir muita água e chá...vou tentar e vou conseguir!
Não me privarei do que gosto, apenas vou reduzir (muito) as quantidades e evitar comer com tanta frequência os "pecados calóricos", vou fazer algumas substituições na forma de comer, procurar receitas saudáveis e evitar deslizes.

O meu objectivo final são 75Kg até Setembro de 2012...mas estabeleci pequenos objectivos com perdas mais pequenas para ir cumprindo...aceito que possa ocorrer dilatação deste prazo até Dezembro de 2012, porque sei que com o tempo vai ficando mais difícil eliminar peso.
Vou reaprender a comer...recuperar os meus 75kg e a minha vida...e nunca mais serei obesa! Vou tentar mudar...e VOU CONSEGUIR!